Evento: Marcha das crianças


Se você mora no Distrito Federal, deve ter ficado sabendo das manifestações que estão rolando por aqui. Estes protestos não são exclusividade da Capital Federal: São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e outras cidades também estão dentro do movimento. Tudo porque as pessoas estão indignadas com o tanto de dinheiro que está sendo gasto para a Copa do Mundo. Em São Paulo, outro motivo dos protestos é o aumento no preço da passagem de ônibus.

Manifestar não precisa ser coisa só de gente grande. Chegou a hora de as crianças botarem a mão na massa para lutar por um Brasil melhor. É com este pensamento que um grupo de pais e mães organizou a Marcha das Crianças. Se você quer participar, chame seu pai e sua mãe ou algum adulto para acompanhá-lo e se junte a outras crianças que vão marchar pedindo mudanças para o nosso país. Veja o evento no Facebook, para saber mais informações.

Quando e onde?
Domingo, 30 de junho, a partir das 9h da manhã. O grupo vai se encontrar no Castelinho do Parque da Cidade para depois marchar.

O que levar?
Água, lanche, boné e protetor solar. As crianças devem vestir branco e levar um cartaz. Não esqueça de fazer na sua casa (pode ser com cartolina e canetinha mesmo) uma placa dizendo o que você quer que mude.

Que manifestações são essas?
A abertura da Copa das Confederações foi dia 15 de junho, sábado, quando o Brasil goleou o Japão por 3 x 0. No mesmo dia, enquanto torcedores estavam dentro do novo Estádio Nacional Mané Garrincha, manifestantes estavam do lado de fora protestando contra os custos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de Futebol, que será no Brasil em 2014. A polícia botou a galera para correr usando balas de borracha e gás lacrimogêneo.

No dia 17 de junho, mais ou menos 5 mil pessoas foram até o Congresso Nacional munidas de cartazes para reclamar dos custos da Copa e pedir mais dinheiro para saúde e para educação. O povo subiu em cima de onde ficam as “bacias” do Congresso Nacional.

A Copa custa caro?
Muita gente comemorou quando o Brasil foi sorteado para sediar a Copa do Mundo, mas quase ninguém sabia o quanto ia ser gasto para que isso se tornasse realidade. A construção de doze estádios saiu pela bagatela de mais de 7 bilhões de reais, quantia com a qual daria para construir 8 mil escolas públicas ou comprar 39 mil ônibus escolares. Isso sem falar nas outras obras...

Só a construção do novo Mané Garrincha custou mais de 1 bilhão de reais, três vezes mais que o valor planejado. É o estádio mais caro do Brasil! E o estádio mais caro do país está justamente numa área com poucos jogos de times locais: o DF. E todo este dinheiro saiu dos cofres públicos, que são enchidos pelo dinheiro que todo cidadão paga nos impostos. É claro que eventos esportivos internacionais geram despesas, mas será que precisava ser tanto?

Será que o dinheiro para a Copa está sendo mal administrado? Será que obras maravilhosas podiam ser feitas custando menos? Com menos custos, talvez sobrasse mais grana para investir em áreas em que o Brasil ainda é carente, como saúde e educação pública. Quem se revoltou com tudo isso, agora faz protestos.

Manifestar é crime?
Se você quer alguma mudança, tem que lutar por ela. E é importante lembrar: mesmo que a polícia reprima algumas manifestações, protestar não é algo errado, é um direito! O que não pode é usar violência. E quando os manifestantes usam violência, a polícia está apenas fazendo seu papel ao usar a força para evitar desastres. O mais importante é manter o respeito, em qualquer situação.

0 comentário(s):

Postar um comentário