Reclamação: Minha escola não tem armário

Yvetta Fedorova

O Sávio Bispo tem 12 anos e estuda no Centro de Ensino Fundamental 4 de Brasília, que fica na 113 Sul. Ele foi convidado para testar o Papo de Criança. Durante a navegação, ele enviou uma reclamação séria sobre o peso que os alunos carregam na mochila. Ele já tem uma ideia de como resolver o problema: instalar armários na escola.

Leia a reclamação dele:

Queria reclamar sobre um motivo bem importante: acontece que na minha escola CEF 04 DE BRASÍLIA não tem armário e todos os alunos reclamam disso porque a maioria fazem curso e moram longe.Sendo assim nós carregamos muito peso na mochila causando várias dores nas costas e demais partes do corpo. Eu queria fazer um apelo porque minhas costas estão doendo, eu preciso de armário! Eu moro em Samambaia, pego o metrô e levo 1 hora e meia para chegar na escola, carregando a mochila. A gente queria colocar armário na escola, só que não tem verba na escola para colocar, porque se tivesse a gente colocaria. Um grupo de alunos mostrou um projeto de armários para diretora em que a gente pagaria aluguel pelo armário, mas, mesmo assim, ela não topou. Queria então pedir uma solução para esse problema!!!”
Se você pensava que dor nas costas era coisa de velho, está enganado. As crianças também sofrem com isso por causa do peso que carregam nas mochilas. Algumas chegam a desenvolver problemas de postura que terão pela vida toda. O armário é ótimo porque permite ao aluno trazer para a escola apenas o essencial. O Sávio não aguenta mais esta situação, mas a mudança depende dele também. O Papo de Criança não pode trazer nenhuma solução mágica, mas seguindo os passos abaixo, dá para avançar bastante para conseguir o que ele pede. Então, mãos à obra!

Boca na internet
Reclamar na internet divulga o problema e aumenta a pressão para solucioná-lo. O Sávio pode pedir para seus colegas reclamarem na internet também. Para se inspirar, escute o programa Pra que serve a política? e conheça a Isadora Faber que conseguiu melhorias na escola dela usando a internet.

Fazendo uma vaquinha
Se a direção da escola deixar e todos toparem, cada aluno pode pagar para ter os armários. Com um adulto, procure uma loja de móveis escolares e faça um orçamento. Talvez nem fique tão caro. Se você quer que a escola providencie os armários, veja como pedir.

Negociação na escola
É importante que os alunos se organizem para pedir a instalação dos armários à direção da escola. Um grupo pode negociar em nome de todos. Dá até para fazer um abaixo-assinado para dar validade ao pedido. Peça ajuda aos pais e professores neste processo.

Negociação com poder
Se negociar com a direção do colégio não adiantar, lembre-se de que esta não é a última instância. Agora é hora de fazer exigências para o governo. Leve o abaixo-assinado para a Secretaria de Educação e para a Administração de Brasília

A união faz a força
Crianças de outras escolas passam pelo mesmo que você, Sávio. Que tal procurá-las para exigir armários, não apenas para o seu colégio, mas para todos os colégios públicos do Distrito Federal? Use a internet para isso.

Amenizando
Enquanto armários não chegam, converse com os professores sobre a necessidade de levar os livros em todas as aulas. Também dá para diminuir o peso da mochila deixando de fora materiais que não são usados todo dia, como dicionários e gramáticas. Prefira fichário em vez de caderno, para colocar só a quantidade de folhas que vai usar.
Muitos pré-adolescentes e adolescentes acham que mochila com rodinhas é coisa de “criancinha” e que usar mochila nas costas é mais “descolado”. Só que ter problemas na coluna não é nada descolado, então, não dê atenção para gracinhas dos outros e prefira a mochila de rodinhas. ;)

Como vai ser no futuro
Pode ser que daqui alguns anos ninguém tenha que carregar uma mochila pesadona, porque a tendência é usar livros didáticos digitais, num notebook ou tablet. Algumas escolas particulares já adotam o sistema. É esperar para ver quando isso chega a todos.

Vamos torcer para que as tentativas do Sávio e dos outros alunos do CEF 4 deem certo. Tomara que em breve ele e seus colegas tenham armários na escola. Deixe o Papo de Criança informado dos avanços, viu, Sávio?!

Mais alguém tem alguma dica para o Sávio? Deixe nos comentários. Se você também passa por este problema na sua escola, escreva um comentário. 

Viu esta reclamação e também tem do que se queixar? Preencha o formulário.

3 comentário(s):

Anônimo disse...

Na minha escola nao tem armarios minha escola é em brasil santa maria df cef 316 eu ja to com um pouco de problema nas costas por causa disso

Anônimo disse...

Brasilia DF santa maria norte 316 nao tem armarios

Anônimo disse...

no meu colegio nao tem armarios e fico com muita dor nas costas por causa do peso da mochila

Postar um comentário